Como eu fiz o exame 1Z0-817 (certificação Java 11) sem o guia de estudos

Há 10 anos eu tirei a minha primeira certificação Java, a OCP Java SE Programmer 6. De lá pra cá, a linguagem ganhou muitos recursos como Streams e Lambdas no Java 8, JDK modular no Java 9, entre outros. Além disso, agora as releases estão acontecendo em um intervalo de tempo muito menor, a cada 6 meses é lançada uma nova versão de Java.

Em relação às certificações Java, os exames cobriam até então as versões 6, 7 e 8. Não houveram exames para as versões 9 e 10.

Recentemente a Oracle lançou o novo exame para o Java 11. Como essa versão cobre os principais recursos da linguagem e também as mais importantes adições das versões 9 e 10, resolvi fazer o exame de upgrade, o 1Z0-817 (Upgrade OCP Java 6, 7 & 8 to Java SE 11 Developer). Um detalhe muito importante é que, como o exame é muito recente, não há guia de estudos publicado. Fiz a prova em agosto/2019 e a previsão de lançamento do guia de estudos é para novembro/2019.

Fazer a prova sem um guia de estudos foi uma experiência muito desafiadora. Acredito que o aprendizado seja muito mais profundo, pois quando não há um guia de estudos oficial lhe dizendo o que fazer e como fazer, você precisa se desdobrar muito mais nos estudos e nos detalhes, precisa se preparar muito mais para as incertezas do exame. Segue abaixo os recursos que utilizei durante os meus estudos.

  • A primeira coisa que eu fiz foi consultar os tópicos cobrados no exame diretamente do site oficial da Oracle.
  • Com os tópicos em mãos, comprei o livro Java The Complete Reference Eleventh Editition. Li os capítulos 3, 9, 10, 13, 15, 16, 22 e 29. O livro foi de excelente ajuda, pois é muito detalhado no que se refere o uso correto da linguagem bem como os recursos disponíveis.
  • Li o artigo The State of the Module System. Essa é a melhor referência sobre JDK Modular.
  • Li o Java Doc. Pacotes java.util.stream, java.nio, java.lang.module. Os exames de Java cobram muitos detalhes, então é melhor conhecer bem as interfaces, classes e métodos desses pacotes.
  • Fiz os simulados da Enthuware. Embora os simulados que eu fiz foram muito mais fáceis do que a prova real, eles ajudam a consolidar o aprendizado e descobrir tópicos sob os quais você ainda não tem completo domínio.

O tempo de estudo foi de um mês, fora, é claro, os anos de experiência com Java. Fiz o exame na última sexta-feira (16/08) e passei com 72%. Considero uma boa nota, levando em consideração o tempo de preparo e o fato de não possuir um guia de estudos.

Agora é colocar a mão na massa com as últimas features da linguagem para ter aplicações modulares e cada vez mais elegantemente desacopladas.

Além disso, não deixe de conferir alguns artigos escritos por mim aqui no blog, dos quais os temas são bastante cobrados no exame:

Streams API: trabalhando de forma flexível com coleções em Java

Java 8: uma visão geral da API Streams

Java 8: Expressões Lambda, Closures, Interfaces Funcionais e um pouco mais

É isso aí, até a próxima!